terça-feira, 18 de julho de 2017

Minha estratégia de investimentos

Bom, agora que terminei de postar os balanços históricos posso me concentrar um pouco na estratégia que eu pretendo utilizar.

Em resumo a minha estratégia é buscar renda passiva nos FIIs e buscar ganho de capital nas ações nesta primeira fase. A ideia é ir para renda fixa apenas quando eu tiver um montante mais elevado e resolver deixar a grana "parada". O objetivo é ter rendimento acima do CDI+IPCA. Coisa que tenho conseguido por muito pouco até a atualização de junho. Segue de novo o gráfico:



Quando descobri o mundo dos FIIs, os preços ainda estavam com bons descontos, então deu pra entrar e garantir um yield bom logo de cara. Fiz um mix entre shoppings, logística, lajes e papel. A minha ideia agora é deixar a carteira parada por um bom tempo. Acho o custo com impostos muito proibitivo para a venda, apenas venderei se achar que o preço subiu muito sem explicação. De resto, a ideia aqui é ter uma garantia de renda mensal. Enquanto eu ainda tiver salário, a ideia é ir reinvestindo o valor dos aluguéis na própria carteira. O dia que eu resolver chutar a bunda do patrão (ou ser chutado), a renda mensal me dará certo conforto.

Em relação às ações a história é mais longa. Quando eu comecei no mundo das ações, em agosto de 2008 (sim, logo antes do Lehman quebrar), eu corri atrás de uns materiais de análise técnica e saí pra "treidar" com o pouquíssimo dinheiro que tinha acumulado com uns 6 meses de trabalho antes de começar a faculdade. Por sorte eu não "quebrei" como a maioria dessas histórias, mas também não ganhei nada muito relevante, apenas fiquei com uma reserva que foi sendo gasta durante a faculdade até conseguir o estágio.

Quando eu comecei a ler os blogs de finanças pessoais, a minha primeira ideia foi montar uma carteira de ações com o mesmo objetivo da carteira de FIIs, conseguir uma renda com os dividendos e ir reinvestindo conforme o tempo fosse passando. Assim como nos FIIs, eu também consegui bons pontos de entrada nas ações, já que foi mais ou menos na virada do impeachment. Foi o momento que resolvi tirar tudo das LFTs e ir pra renda variável.

Mas, de uns tempos pra cá eu resolvi mudar um pouco o objetivo com as ações. Agora, a minha ideia é tentar encontrar boas oportunidades em boas empresas e apostar um pouco no que eu acho que vai acontecer com o Brasil nos próximos anos. Com base nisso, resolvi entrar em ITSA4. Comprei apenas uma pequena parte do que eu pretendo comprar nos próximos meses, apenas porque se as coisas acontecerem mais rápido do que eu estou pensando, eu ainda ganho um pouco.

Em resumo, acho que os preços ainda estão muito otimistas com os riscos que permanecem no cenário brasileiro e até no global. O mercado ainda vai se assustar muito com os riscos lula e bolsonaro conforme as eleições forem se aproximando. Esse medo lula e bolsonaro deve trazer boas oportunidades de compras no futuro e acho que ITSA4 casa bem com o risco x retorno que eu busco diante desse cenário.

2 comentários:

  1. OS FIIs dão excelente Dividend yield, uma excelente renda passiva, quando são comprados com "desconto", faz bem em continuar com eles.

    Reinvestir os proventos traz um grande aumento no patrimônio no longo prazo.

    Quanto as Ações no inicio pensou em seguir a estratégia do Luiz Barsi comprar Ações descontadas com excelente Dividend yield e manter elas para longo prazo gerando renda passiva dos dividendos, agora esta com uma estratégia mais a Benjamin Graham comprar quando o preço das ações tiver descontado abaixo do valor intrínseco e vender quando tiver sobre valorizado acima do valor intrínseco.

    Ambas são estratégias muito validas e trazem sucesso no longo prazo

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  2. Boa. belo resumo em relação ao que eu penso sobre ações. É bem isso mesmo, as coisas que eu tenho lido mais recentemente são todas na linha do Graham

    Obrigado pelo comentário. Te add aqui na lista do blog. Abraço

    ResponderExcluir