quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Deu a louca no Banco Central.

Se a gente começou esse ano discutindo se o BC conseguiria cortar a Selic abaixo de 10,0% ao ano e depois as projeções passaram a prever um corte para baixo de 8,50% ao ano. Agora, a nova onda entre os economistas é testar ainda mais o apetite do BC em cortar juros, a maioria já fala em Selic terminando o ano em 7,0% e alguns já se arriscam a ir abaixo disso entre 6,0% e 6,5%.

Bom, e aí você me pergunta o que eu acho disso ou o que isso muda nas nossas vidas...

Em relação a minha estratégia tem uma mudança razoável, eu achava que a bolsa não ia aguentar por muito tempo e ia começar a cair e continuar caindo a partir do momento em que a eleição do ano que vem começasse a entrar em pauta. Mas, com essa queda dos juros eu to começando a achar que vem ainda mais fluxo da renda fixa por aí e pode fazer o IBOV ainda caminhar para perto dos 73-75k. Com isso, eu posso até me animar em embolsar os lucros com ITSA4 pra recomprar depois.

Em relação à estratégia do BC eu acho bem arriscada para falar a verdade. O risco fiscal é monstruoso. A inflação é baixa por causa de recessão, desemprego e etc, mas é muito baixa apenas por causa de alimentação. Qualquer virada de clima e isso aí volta a incomodar. Acho arriscado, em um ano de cenário eleitoral tão incerto, o BC seguir nessa estratégia.

Aos que tem posições muito grandes em renda fixa, agora parece ser a última hora pra ir pra renda variável e aproveitar um pouco a raspa do tacho. E vai ter que ter estômago pra aguentar se o mercado externo azedar. A rentabilidade da renda fixa vai continuar despencando, e antes que os chatos venham falar de juro real (ex-post), eu já me adianto e digo que a inflação oficial nem de longe mede a inflação real dos seus gastos, a rentabilidade caiu e vai cair muito sim. Sem contar que o que vale é a taxa real ex-ante, que hoje já está perto de 3,0%-3,5% (Swap pré-DI de 1 ano menos inflação projetada para os próximos 12 meses). Quem tem um pouco mais de apetite ao risco vale a pena olhar com mais cuidado para renda variável, quem não gosta muito de se arriscar vai ter que aguardar o mercado se dar conta que o Brasil não tem jeito (haha).




5 comentários:

  1. kkkkk. POxa, eu não queria ir pra variável agora... Vou ver o que faço aqui. Acho q vou esperar o ano q vem na fixa mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da vontade de tomar risco mesmo. Mas, pra quem quiser ficar na fixa tem que tentar pelo menos dar uma aumentada no aporte. Acho que esses juros bem baixos não duram muito. Depende totalmente da eleição.

      Excluir
  2. Vamos ver se a inflação continuará baixa, com a inflação muito baixa, ou daqui a alguns anos volta a dar outra subida

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que até fica baixa por algum tempo. Mas a taxa de juros real hoje já está abaixo da neutra e o BC pretende levar ainda mais para baixo. Isso vai gerar alguma pressão de inflação mais a frente.

      Excluir
  3. Essa estratégia é muito arriscada e irresponsavel. Baixar a um digito a taxa dessa forma é um filme que ja vimos antes. Pura ilusao.
    Inflacao baixa? Outra ilusao... A inflacao real é está acima da oficial.
    Muita loucura!!
    Abracao e parabens pelo post

    ResponderExcluir