terça-feira, 1 de agosto de 2017

Fechamento de Julho: +2,50% bruto e +1,19% de lucro

Mais um mês no positivo e batendo o CDI+IPCA. Com isso consegui aumentar um pouco a diferença no acumulado. Completei 1 ano acompanhando mais de perto as finanças e tendo um controle em planilha de aportes e dos investimentos. Como eu já disse antes, foi justamente em virtude dos blogs que eu comecei a fazer isso.

Este mês apenas comprei ITSA4 iniciando meu projeto de médio prazo. Acho que ITUB3, 4 e ITSA3 e 4 têm hoje um dos melhores custo-benefícios da bolsa brasileira. Ainda acho que a bolsa como um todo vai sofrer muito ano que vem com o cenário eleitoral, como eu já disse em outros posts, mas se tudo der certo eu não quero estar atrasado, por isso já comecei a entrar. A ideia agora é segurar um pouco de caixa para aproveitar algum momento de maior incerteza e volatilidade que castigue os preços.

Este mês tive um aporte menor que a média. Primeiro porque eu tirei férias na virada entre junho e julho, então o salário é menor mesmo, o que eu recebi de férias entrou como aporte em junho. Então, no fim, se juntar os dois meses o aporte ficou próximo à média. Segundo que eu realmente gastei mais este mês.

Carteira:
Distribuição das ações:

Distribuição dos FIIs:

Tabela Consolidada:

Gráfico de variação patrimonial:

Carteira:
Ações: R$ 30.882,00
FIIs: R$ 195.688,27
Caixa: R$ 7.898,28
Patrimônio Total: R$ 234.468,55

Rentabilidade no mês: 1,19%
Rentabilidade no ano: 11,62%

Divisão dos dividendos:
Dividendos: R$ 0,00
Aluguéis: R$ 1272,80
Renda fixa: R$ 20,04
Total: R$ R$ 1292,84




15 comentários:

  1. Olá ED,

    Parabéns pelo patrimônio. Também tenho essas ações na minha carteira. Vejo que a blogosfera tem muito ITSA.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy.

      Acho uma boa aposta. Aliás, acho que nem dá pra se falar em "aposta". É uma das boas ações e parece "barata". Vejo um bom espaço de valorização para os próximos anos, ainda que possa sofrer um pouco ano que vem,

      abraço e obrigado.

      Excluir
  2. Olá ED!

    Comprei ITSA3 este mês e também avalio este ativo da mesma forma que você. Empresas sólidas vão remunerar o acionista no longo prazo!

    Abraço e parabéns pelo patrimônio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IW,

      Estou confiante. obrigado pelo comentário,

      abraço

      Excluir
  3. Boa ED!

    Fiquei na dúvida entre ITSA e ITUB, mas acabei indo de ITUB!

    De qualquer forma manterei a ITSA no radar, uma vez que o preço é atrativo e é uma holding que deve crescer com a aquisição da Alpargatas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ministro,

      Eu tive ITUB por um bom tempo, mas em menor volume que pretendo aportar agora em ITSA. É "quase" a mesma coisa né se for ver bem. Acho interessante a diversificação que a holding está buscando. E acho melhor a questão do preço da ação em si, na holding dá pra comprar mais papeis, mesmo sabendo que isso não signifique nada em termos de valor.

      Abraço

      Excluir
  4. Boa rentabilidade, batendo seu objetivo.

    Concordo com a parte que diz para ter caixa para aproveitar as oportunidades das ações.

    Cheguei a fazer um post no meu blog sobre a Importância de ter dinheiro em caixa com liquidez diaria nas ações

    Abraços e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim DIL,

      Eu lembro bem do post, cheguei a comentar. Eu acabo preferindo deixar quase tudo na poupança pq geralmente fica pouco valor e por pouco tempo, então a diferença é irrisória. Mas, agora como devo ficar mais tempo esperando de acordo com minha estratégia, devo fazer um mix aí com alguma coisa de liquidez diária. Até mudei um pouco ali a forma de colocar os proventos do mês, de poupança pra renda fixa.

      obrigado pelo comentário,

      abraço

      Excluir
    2. Esse mix com liquidez diaria parece bem legal

      Faz bem em passar os proventos da poupança para renda fixa, assim ganha mais

      Abraço

      Excluir
  5. Fala ED,

    Bacana, sua carteira de FIIs é muito boa.

    ITSA e ITUB sao excelentes mesmo, eu iria aportar nelas, mas, FIIs sao FIIs e acabei aportando tudo em FII rs.

    Abraçao e sucesso este mes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC,

      Eu sei perfeitamente isso que vc tá falando haha Sempre fico com vontade de aportar nos FIIs pq tenho uma intenção parecida com a sua de chegar a determinado nível de renda passiva proveniente dos FIIs. Tenho que ficar me segurando vendo alguns preços recuando aí.

      obrigado pelo comentário,

      abraço.

      Excluir
  6. Parabéns pela renda passiva...aporte muito bom em Fundos imobiliários está gerando resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Beto

      Agora é segurar um pouco e esperar,

      abraço

      Excluir
  7. Parabens pela RP!!! Sou apaixonado por FII´s apesar da alta... oq vc pensa em renda fixa? pretende aportar ou ficar somente na renda variavel?

    ResponderExcluir
  8. Olá Victor.

    Eu tenho umas fases programadas pra minha carteira. A minha primeira fase era garantir uma renda dos FIIs de cerca de 2k, enquanto eu trabalhasse e tivesse salário eu reinvestiria esses 2k nos FIIs. O dia que eu ficasse sem trabalhar, essa renda daria tranquilamente pra cobrir meus gastos
    A partir disso eu iria pra uma fase de tentar uns trades em ações, o que eu ganhasse iria pra renda fixa.
    Acontece que desde que eu entrei nos FIIS, achei que esticou demais, então resolvi interromper um pouco a fase 1 antes da hora. Hoje a renda dos FIIs fica bem estável em 1,2k. Minha ideia agora é me aproveitar do período de incerteza que vejo até as eleições do ano que vem (e dependendo do resultado até mais pra frente ainda). Então vou segurar caixa na renda fixa esperando oportunidade nas ações. Passando esse período eu volto com a programação anterior. Vejo muito potencial de compra no ano que vem na bolsa. Não quero perder como perdi ano passado com o impeachment. Ganhei nos FIIs sim, mas foi menos que ganharia na bolsa.

    abraço

    ResponderExcluir