quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Transferência de custódia - Alguém já fez?

Olá amigos. Estou com muitos problemas na minha corretora atual (Bradesco). Não me xinguem, sempre soube que corretora de banco é uma porcaria, ainda mais agora com tão boas opções disponíveis. Mas, a facilidade de ter a conta corrente associada me fez escolher começar por lá e por preguiça nunca corri atrás de outra.

Acontece que agora, até mesmo pelos valores da minha carteira, o custo está começando a ficar proibitivo. A diferença para a XP, por exemplo, que me interesso em abrir conta é absurda.

O problema é que eu dei uma olhada no processo de transferência de custódia e achei bem trabalhoso e complicado. Na verdade, na parte do Bradesco nem tem instrução nenhuma. Gostaria de saber se alguém já fez transferência e pode dizer se vale a pena. Pois, se eu tiver que vender toda minha carteira nos próximos meses, terei de incorrer em custos muito grandes. Só a de FIIs terá um custo de mais de 3k apenas de IR.

E ai, alguém tem alguma dica? Ajuda ai. Valeu

13 comentários:

  1. Entre em contato com a XP.
    Até onde li em relatos de colegas da blogosfera, a sua futura Corretora se encarrega da transferência de custódia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então. Eu já dei uma olhada no site. Tem que preencher um formulário, reconhecer firma etc. Isso na ponta da corretora que vc está indo. Sem falar na corretora que está saindo. Por isso disse q é trabalhoso. Mas, eu devo entrar em contato com a XP sim. Vou abrir a conta de qualquer forma, transferindo ou não.

      Valeu pela resposta.

      Excluir
  2. Meu amigo, 2 anos atrás eu fiz a transferência do Bradesco para a ICAP. Lembro que tive que ligar no Bradesco para obter instruções. Tem um formulário padrão que vão te encaminhar e achei fácil preencher. Não encontrei dificuldades. Eles só não deixam essa opção "na cara" para desmotivar a gente a sair mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. Fechado então. Vou correr atrás disso aí.

      Muito obrigado bufunfa.

      Excluir
  3. Finalmente você acordou, rs. Parabéns! Antes tarde que nunca. Tire se dinheiro de corretora do banco. Tem coisa muito melhor por aí.

    O banco não tem interesse que você leve seu dinheiro para outro lugar. Não pode lhe impedir, mas provavelmente não vai ajudar. Entre em contato com eles. São eles que vão passar a custódia para o outro lugar escolhido por você.

    Tive esse mesmo perrengue quando a Rico aumentou brutalmente a corretagem deles. Queria tirar o dinheiro de lá e não encontrei informações. Mas se fosse o contrário, se quisesse colocar a custódia de outra corretora na Rico, tinha instrução fácil e até formulário pré-preenchido disponível. Acabou que me isentaram de custódia e larguei minha carteira lá (mas abri conta em outra corretora, por onde opero).

    Você não precisa vender nada na sua carteira de ações e FIIs. Só transferir a carteira para outra corretora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ID obrigado. Corretora de banco realmente não funciona. Eu sabia disso, mas antes a diferença de custo não incomodava e o benefício de ter a conta corrente associada valia a pena.
      Já pedi abertura na XP. Tbm já decidi fazer a transferência de custódia. Vender tudo realmente eu não iria. Faria a transição aos poucos.

      Sabe o que é engraçado? O bradesco resolveu o problema justamente no dia em q eu pedi abertura de conta na XP haha.

      Abraço

      Excluir
  4. Bradesco é zica... fuja deles, já fui funcionário e sei como é rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha o banco em si não tenho nada contra, sempre funcionou, ja fui cliente itau e nao via diferença.

      Mas, a corretora a paciência acabou. Espero que dê tudo certo na transferência.

      Abraço

      Excluir
  5. É uma comodidade que nao compensa mesmo. Pegue o formulario de transferencia e preencha, é simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Ué. Por enquanto está sendo bem mais simples q eu pensava realmente. metade do caminho já foi.
      valeu

      Excluir
    2. Uma vez fui fazer mas me deu um preguiça de preencher aquela papelada. Acabei deixando como estava, rs. Hoje só não aporto mais.

      Excluir
  6. Olá, acho que o mais chato em transferir custódia é ter que ir ao cartório. Acho que vale a pena, não conheço as taxas do Bradesco, mas por ser bancão, não deve ser das mais baratas.

    Gostei da sua carteira de FIIs! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem isso mesmo. Cada ida ao cartório é uma decepção com o Brasil. Uma demora absurda e 60 reais indo embora pq o formulário só cabe 5 ativos e eu precisava transferir 17. Parece que as coisas já são feitas pra dificultar.

      Mas no fim, foi bem mais fácil do que eu imaginava. Até agradeço a todos que incentivaram aí a fazer a mudança. No post de fechamento eu comento mais,

      obrigado, abraço

      Excluir